Técnico de gestão

Perfil

O Técnico de gestão:

  • Preparar informação contabilística e financeira;
  • Organiza ações de marketing e publicidade;
  • Apoia a gestão de recursos humanos;
  • Identifica necessidades de aproveitamento;
  • Colabora no apoio à administração / direção.
Portaria nº 899/2005 de 26 de Setembro

Plano de estudos

Componentes de formação disciplinas total de horas
SÓCIO-CULTURAL Português 320
Língua Estrangeira / Inglês 220
Área de Integração 220
Tecnologias Informação Comunicação 100
Educação Física 140
SUB-TOTAL 1 000
CIENTÍFICA Matemática 300
Economia 200
SUB-TOTAL 500
TÉCNICA TECNOLÓGICA E PRÁTICA Gestão 470
Contabilidade e Fiscalidade 400
Direito Empresarial e das Organizações 130
Cálculo Financeiro e Estatística Aplicada 100
SUB-TOTAL 1 100
Formação em Contexto de Trabalho 600
Carga Horária Total 3 200

Saídas

Profissões/ Empregos agregados Cursos para prosseguimento de estudos
Técnico Administrativo
Técnico Comercial
Técnico de Vendas
Secretário
Empresário em nome individual
Gestão
Gestão do Desporto
Gestão de Empresas
Gestão EmpresarialEMPREGABILIDADE E PROSSEGUIMENTO DE ESTUDOS

Empregabilidade e prosseguimento de estudos

Diplomados Ciclos de Formação de 2003 a 2009 Taxas
Conclusão 67%
Empregabilidade* 57%
Empregabilidade na Área 25%
Prosseguimento de Estudos 53%
* Alguns dos alunos encontram-se simultaneamente a estudar e a trabalhar.

Saídas

Algumas empresas de estágio e/ou empregadoras Algumas instituições de ensino superior com alunos do INETE
FERROVIAL – Gestão e Manutenção de Empreendimentos, Lda.
FNAC PORTUGAL – A.C.D.L.D.M.P.T., Lda.
EXECUTIVE CLEAN – Prestação de Serviços de Limpeza e Manutenção
FERTAGUS – Travessia do Tejo, Transportes, SA
MEDIA SATURN
ISG
Universidade Lusófona
ISEG
ISCTE

Actividades

Gestão, Cultura e Diversão em Madrid

Entre os dias 17 e 20 de Março, as turmas do 11.º e 12.º ano do Curso Técnico de Gestão realizaram uma Visita de Estudo em Madrid, com uma interessante passagem pela cidade de Toledo, onde realizaram um peddypaper previamente preparado nas aulas.

Em Madrid, o programa contemplou várias actividades, como uma visita guiada à Toshiba Ibérica. Durante a visita, os alunos receberam uma explicação pormenorizada sobre a gestão de uma empresa que, para além de negócios em Espanha tem, também, uma filial no nosso país. Os alunos contactaram com colaboradores dos departamentos de Contabilidade, Recursos Humanos, Marketing, Vendas, Gestão de Stocks, entre outros, estando sempre à vontade para colocar questões e conhecendo, em primeira mão, as ideias para as próximas campanhas de divulgação da marca em solo ibérico. Esta visita foi aclamada por todos os alunos, que realçaram o facto de lhes ter sido possível visualizar o gestão integrada de uma empresa e as interligações existentes entre os vários departamentos.

O grupo visitou, igualmente, o Museu Rainha D. Sofia. Neste Museu os alunos realizaram apresentações sobre várias obras de arte de renome internacional, nomeadamente, sobre uma das maiores obras de arte a nível mundial: o quadro Guernica de Picasso, não esquecendo obras do inigualável Salvador Dali. A visita guiada pelos alunos atraiu, inclusive, turistas que visitavam o Museu e aproveitaram para conhecer um pouco melhor as obras em questão.

O programa do último dia foi de diversão no Parque Warner. Para muitos alunos foi uma oportunidade única, para outros a primeira entre muitas outras idas que pretendem realizar no futuro.

Regressou-se com a sensação de missão cumprida, mas também com a ideia que a visita a uma cidade como Madrid não se esgota em tão poucos dias. O seu património arquitectónico e cultural obriga a uma visita mais prolongada.

Testemunhos

Entrei para o INETE a pensar em tornar-me um bom profissional, através do curso Técnico de Gestão,pois este tinha uma forte componente prática, através do estágio, mas também, através das muitas actividades desenvolvidas ao longo dos 3 anos, ou seja, para mim, estar no INETE é aprender num ambiente “learning by doing”, porque cada evento organizado, tem o envolvimento dos alunos, e com isso, retirei a experiência que nenhum livro ou escola pode ensinar. Aproveito para informar que, após 6 meses de universidade e trabalho (na Ferrovial, empresa onde estagiei), trabalhava a tempo muito parcial numa organização na universidade, a AIESEC, e fui eleito Vice Presidente Outgoing Exchange do comité local no ISEG, o que significa que sou o responsável máximo por recrutar, enviar e acompanhar todos os candidatos para estágios internacionais, bem como estabelecer parcerias internacionais com outros comités locais. Isto por si só demonstra um pouco da cultura que o INETE proporciona aos estudantes, uma cultura de constante aprendizagem, de querer sempre fazer mais e melhor, de querer sempre chegar mais longe.

Estou por tudo isso muito grato ao INETE, bem como por todas as experiências que me foram proporcionadas, e que me ajudaram a caminhar para aquilo que sou hoje.
Paulo Duarte – Diplomado do Curso Técnico de Gestão (2006/2009), actualmente a frequentar o 1.º ano do Curso de Gestão de Empresas (do Instituto Superior de Economia e Gestão).

×

Olá!

Contacte-nos pelo WhatsApp

× 969801453