vet in 3d: o projeto
VET in 3D é um projeto Erasmus+, que teve início em novembro de 2020 e é previsível que termine em outubro de 2022. O projeto VET in 3D deriva da iniciativa das Equipas Temáticas lançada pelo EfVET em 2018, que promoveu a cooperação das organizações de Educação e Formação Profissional (EFP), no sentido de congregarem mais-valias em áreas específicas e promoverem a inovação e novas oportunidades entre os operadores de EFP. O projeto procura criar mais oportunidades para a partilha de práticas e a discussão sobre inovação, de uma forma regular; melhorar as competências das equipas nas organizações de EFP em metodologias de ensino inovadoras e aumentar a consciência das 3 dimensões da EFP, consideradas como motores de excelência: educação para o empreendedorismo, inclusão social e Aprendizagem Potenciada pela Tecnologia, com o objetivo final de inovar a oferta de EFP na Europa, através de uma forte capacidade de ação dirigida aos formadores de EFP.
dIMENSÕES
Inclusão Social
A Equipa Temática focou-se nos objetivos da Inclusão Social, de forma a explorar modos de promover a inclusão, combater a pobreza e a discriminação – melhorando a empregabilidade e a cidadania ativa.
Empreendedorismo
Repensar a EFP para o século XXI, tal como surge em várias análises, requer um foco mais intenso na aprendizagem do empreendedorismo para dar resposta às competências exigidas pelo mercado de trabalho. Esta perspetiva de inovação na EFP implica duas dimensões:
• Pedagógica (professores, tutores, investigadores): como é que a didática e o papel dos professores podem cumprir este objetivo;
• Organizacional (diretores, decisores políticos): como é que o clima de escola e as estruturas podem criar uma mentalidade empreendedora na sua comunidade.
A Equipa Temática sobre aprendizagem do empreendedorismo focar-se-á (1) no desenvolvimento do conhecimento e na partilha das boas práticas existentes na área da aprendizagem do empreendedorismo;
(2) apoiar a promoção do empreendedorismo na EFP aos níveis da política, institucional e da didática.
Aprendizagem potenciada pela Tecnologia
A Equipa Temática focou-se na melhoria dos objetivos de aprendizagem usando a tecnologia, procurando promover estratégias de ensino e aprendizagem inovadoras, reforçando as experiências educativas baseadas na Inteligência Artificial e nos ambientes digitais. Os educadores, líderes, pais e alunos são todos peças essenciais num processo transformador que combina, tanto perspetivas top-down como bottom-up.
O OBJETIVO
• Criar oportunidades de promover a inovação nas organizações de EFP, capitalizando as boas práticas existentes a nível europeu e impulsionando a sua transferibilidade.
• Melhorar a consciencialização sobre os temas mais relevantes na agenda para o desenvolvimento da inovação na Europa.
• Melhorar as estratégias de internacionalização das organizações de EFP, incluindo a criação de processos ‘internos de internacionalização’.