O eTwinning é a comunidade de escolas da Europa.

Este projeto disponibiliza uma plataforma para que os alunos e professores das escolas dos países europeus envolvidos, com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), possam comunicar, colaborar, desenvolver projetos, sentir-se parte desta estimulante comunidade de aprendizagem europeia. O projeto eTwinning foi lançado em 2005, como a principal ação do Programa de eLearning da Comissão Europeia, e desde janeiro de 2014 faz parte do Erasmus +, o programa europeu para a Educação, Formação, Juventude e Desporto.

Colaboração

Um dos elementos mais importantes do eTwinning é a colaboração entre professores, alunos, escolas, encarregados de educação e entidades locais. No eTwinning, os professores trabalham em conjunto e organizam atividades para os seus alunos. Estes alunos têm um papel ativo, interagem, investigam, tomam decisões, aprendem competências do século XXI e respeitam-se mutuamente. Os projetos eTwinning contemplam um contributo de todos os membros da equipa.


projetos

Através do eTwinning Live, os professores criam os seus próprios projetos, desenvolvendo atividades relativas a temas e competências-chave que se cruzam com os conteúdos curriculares, bem como estabelecem colaborações interdisciplinares com dois ou mais professores e os seus alunos.

Todos os anos, são vários os projetos que nascem nesta rede europeia de parceiros.

O INETE participa em vários projetos, alguns projetos Erasmus que utilizam o etwinning como plataforma de comunicação, em diferentes áreas de acordo com o perfil das turmas envolvidas.

prémios

Alguns projetos desenvolvidos no INETE foram premiados com o selo nacional de qualidade pela agência nacional etwinning e ainda o selo europeu pela agência europeia. Os projetos intitulam-se Itineraries in my town, desenvolvido com uma turma do curso de aprendizagem, Leio, Logo existo, um Clube de leitura desenvolvido pela nossa Biblioteca, e Welcome to my European House, que contou com a participação dos alunos do curso de Mecânica Automóvel.

O INETE É UMA ESCOLA ETWINNING

Consideradas pilares do eTwinning, as Escolas eTwinning são distinguidas pelo seu empenho e envolvimento no eTwinning, com destaque para a forma como é integrado e aplicado nas políticas e práticas escolares, bem como nas oportunidades de desenvolvimento profissional. Pioneiras e impulsionadoras nas suas próprias comunidades, as Escolas eTwinning são reconhecidas como líderes a nível europeu, que procuram mais oportunidades para o desenvolvimento da escola. Muitas estão envolvidas em ações conjuntas com outras escolas e instituições, demonstrando que a obtenção do Selo de Escola eTwinning é, muitas vezes, o primeiro passo no percurso internacional de uma escola.

Todos os valores das Escolas eTwinning estão refletidos na declaração de missão das Escolas eTwinning, que identifica as cinco áreas nas quais se debruçam, funcionando como documento orientador para todas as escolas interessadas na obtenção do Selo:

  • As Escolas eTwinning estão empenhadas numa liderança partilhada
  • As Escolas eTwinning revelam um elevado compromisso ao nível da colaboração, da partilha e do trabalho em equipa
  • Os alunos das Escolas eTwinning são agentes da mudança
  • As Escolas eTwinning constituem modelos para outras escolas,
  • As Escolas eTwinning são organizações de aprendizagem inclusivas e inovadoras

Galeria de Imagens

PROJETOS

×

Olá!

Contacte-nos pelo WhatsApp

× 918188317