Técnico de Contabilidade

Perfil

O Técnico de contabilidade:

  • Regista operações contabilísticas utilizando aplicações informáticas;
  • Recolhe dados para relatórios periódicos;
  • Prepara documentos para o cumprimento de obrigações legais;
  • Analisa a informação constante das peças contabilísticas;
  • Auxilia o técnico oficial de contas (TOC).
Portaria 914/2005 de 26 de Setembro

 

Plano de Estudos
Componentes de formação Disciplinas Total de horas
SÓCIO-CULTURAL Português 320
Língua Estrangeira / Inglês 220
Área de Integração 220
Tecnologias Informação Comunicação 100
Educação Física 140
SUB-TOTAL 1 000
CIENTÍFICA Matemática 300
Economia 200
SUB-TOTAL 500
TÉCNICA TECNOLÓGICA E PRÁTICA Contabilidade Geral e Analítica 568
Direito das Organizações 222
Cálculo Financeiro e Estatística Aplicada 110
Organização e Gestão Empresarial 200
SUB-TOTAL 1 100
Formação em Contexto de Trabalho 600
Carga Horária Total 3 200
Saídas
PROFISSÕES/ EMPREGOS AGREGADOS CURSOS PARA PROSSEGUIMENTO DE ESTUDOS
Escriturário de Contabilidade
Técnico Administrativo
Controlador de Créditos
Contabilista
Tesoureiro
Empresário em nome individual
Contabilidade e Administração
Finanças e Contabilidade
Finanças
Contabilidade, Fiscalidade e Auditoria
Contabilidade
Contabilidade e Auditoria
Saídas
ALGUMAS EMPRESAS DE ESTÁGIO E/OU EMPREGADORAS ALGUMAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR COM ALUNOS DO INETE
GESBANHA – Gestão e Contabilidade, Lda.
SPdH – Serviços Portugueses de Handling, SA
ECONOMICUS – Gestão e Contabilidade, Lda.
GONÇALVESCONTA – Contabilidade e Gestão de Empresas, Unipessoal, Lda.
FS CONSULTORES
ISCAL

Universidade Lusófona

ISCTE

Atividades

Visita de curso

Todos os anos, o Curso Técnico de Contabilidade realiza uma saída com os alunos das três turmas. A actividade inclui visitas a grandes empresas portuguesas ou multinacionais estrangeiras, a locais culturais e históricos nos mais diversos locais de Portugal, aliando a vertente técnica à cultural. Os alunos contactam com profissionais da área e ficam a conhecer os processo e as estratégia contabilístico-financeiro das várias empresas. Este é sempre um dia especial e muito aguardado, que ajuda a fortalecer e estreitar os laços entre todos os alunos das três turmas do Curso.   

Dia da contabilidade

Este é o dia mais especial para os estudantes do Curso de Contabilidade. Os alunos participam nos já habituais Jogos de Contabilidade, apresentam trabalhos da área técnica aos colegas, professores e familiares, além de participar nos Encontros com Experiências, momento em que antigos alunos vêm partilhar as suas experiências profissionais ou universitárias e contar como foi o seu percurso no INETE.

Visitas técnicas

Anualmente, a Direcção de Curso promove visitas de estudo a empresas ou gabinetes de Contabilidade.  Estas visitas são sempre acompanhadas por professores da área técnica, o que permite uma mais fácil compreensão e aquisição de conhecimentos.

Testemunhos

Ana Patrícia Ferreira , Técnico de Contabilidade

“Quando cheguei ao INETE, senti que ia viver uma experiência diferente de todas as outras escolas por onde passei.

Ao longo deste tempo tenho aprendido muito, tanto a nível pessoal como a nível profissional.

Na minha opinião, esta escola distingue-se das outras na relação entre nós, alunos, e os professores e funcionários, pois eles são mais do que isso, são também nossos amigos e como passo grande parte do meu dia aqui, nada melhor do que aproveitar esta relação e aprender mais para que o meu dia-a-dia seja melhor.

E é isso que sinto, a pouco tempo de acabar o Curso de Técnico de Contabilidade, sou ma pessoa melhor, mais completa e repleta dos bons momentos que aqui tenho passado.”

Sara Brás, Técnico de Contabilidade

“O começo de uma nova etapa é sempre interessante, pois tudo é novidade. Esta é uma escola onde se aprende, não só a ser um bom profissional, como também a ser uma melhor pessoa, se assim o desejarmos.

A minha vida, desde que entrei no INETE, modificou-se bastante. Nesta escola, aprendemos não só com os professores, como também com os funcionários e com os colegas, pois cada pessoa tem o seu carácter e com isso podemos aprender muito, até mesmo quando surgem contrariedades conseguimos tirar algo de positivo.

Sei que num breve futuro, tudo o que tenho aprendido aqui, se reflectirá na minha vida, pois tenho aprendido mais do que estava à espera e tenho-me transformado numa pessoa bem diferente do que quando para aqui entrei.”

Luís Horta, Técnico de Contabilidade

“Em boa hora escolhi ir para o INETE! Uma escola pequena em termos de tamanho mas com uma qualidade de ensino enorme. Todo o apoio que, quer os professores, quer o quadro directivo da escola, nos dão, é excelente. O apoio, aliado à dedicação por parte dos alunos, pode dar resultados que nos ajudam imenso no nosso futuro, não só em termos técnicos como também em termos sociais e pessoais.

Um grande ponto forte desta escola é a especialização que cada curso oferece, e, para mim, depois de acabar o Curso de Contabilidade, foi muito mais fácil encontrar emprego e brevemente, acredito que será muito mais fácil escolher um curso superior, caso queira ir para faculdade.

Em suma, uma escola que, para além da importância que dá à área profissional, preocupa-se, também, em formar boas pessoas.”

Fábio Saraiva, Técnico de Contabilidade

“Se eu podia ter o que tenho hoje sem ter passado pelo INETE? Podia…mas não era a mesma coisa!

Hoje, considero-me um jovem Empreendedor, com vontade de estar a par de toda a actualidade macro e micro economia, tento perceber como se comportam os mercados e o que influência o comportamento das massas.

Grande parte do que sei e do que tenho hoje teve como ponto de partida o INETE, foi lá que aprendi tudo o que é necessário para ser um excelente profissional. Tenho aproveitado todas as potencialidades estimuladas no INETE para ser interveniente em todos os projectos inovadores na Empresa onde trabalho, e aplicar todo o meu conhecimento e pequena experiência no meu Pequeno Negócio.

Sem dúvida que o INETE foi a alavanca da minha vida profissional, e pessoal também.”

Eunice Barroso, Técnico de Contabilidade

“Frequentei o INETE já lá vai uma mão cheia de anos.

Quando entrei para TC tinha uma mão cheia de nada…

Quando acabei o curso veio comigo uma mão cheia de conhecimento, oportunidades, amigos e experiências de vida…

Em 3 anos, o INETE, e a sua excelente equipa de docentes, orientaram-me como profissional e como pessoa. Obrigado por apoiarem estimulando a criatividade de todos os alunos, de nos fazerem sonhar e de possivelmente os concretizar!

Se podia viver sem ter frequentado o INETE? Podia, mas não era certamente a mesma coisa!”