Psicologia Educacional
No INETE, a Psicologia Educacional foca-se na prevenção do insucesso escolar, nos processos diferenciados de aprendizagem dos alunos e possíveis dificuldades associadas.
Tem como objetivo caraterizar o perfil de aprendizagem do aluno, identificado as suas fragilidades e áreas fortes, elaborando posteriormente formas de melhorar a aprendizagem e promover competências intelectuais, afetivas e sociais. Pretende desta forma promover o rendimento escolar do aluno, favorecer a sua adaptação no contexto escolar, estimular o autoconhecimento sobre as suas capacidades de forma a superar dificuldades ao longo do seu percurso escolar. A intervenção em psicologia educacional pretende apoiar o aluno a desenvolver ferramentas para lidar com dificuldades de aprendizagem, perturbações ao nível da concentração/atenção, hiperatividade, fragilidades ao nível dos métodos e técnicas de estudo, desmotivação académica, ansiedade ao nível das avaliações, entre outros.
A Psicologia Educacional pretende ainda dar apoio na orientação vocacional e profissional dos alunos, apoiando na tomada de decisões informadas e conscientes. Este processo baseia-se no trabalho conjunto do psicólogo com o aluno, com o objetivo aprofundar o conhecimento nas seguintes áreas: autoconhecimento do aluno (aptidões, interesses, personalidade) e conhecimento do mundo profissional (exploração de diferentes percursos formativos, desde o ensino superior e opções posteriores ao ensino secundário assim como de profissões, áreas laborais).
- Acompanhamento individual e em grupo
- Dificuldades de aprendizagem
- (Des)motivação académica
- Organização escolar e métodos de estudo
- Orientação vocacional e profissional (ensino superior e procura ativa de emprego)
- Divulgação de oferta formativa (licenciaturas, cursos técnicos superiores, cursos de especialização tecnológica e respetivas formas de candidatura)
- Colaboração com os Professores, visando a promoção de respostas educativas que facilitem o processo de ensino-aprendizagem;
- Atendimento a Pais e/ou Encarregados de Educação;
Os pedidos para encaminhamento de alunos para o Gabinete RUMO podem ser efetuados através de:
- Orientadores Educativos;
- Pais e /ou encarregados de educação;
- Pedidos efetuados pelos próprios alunos;
- Direção Pedagógica;
Em todos os casos é solicitada autorização do Encarregado de Educação.
Dra. Beatrice Moldovanu- Psicóloga Educacional