PROJETO YOUNG ENTREPRENEURS CANDIDATO A SELO DE QUALIDADE ETWINNING

Em Setembro de 2020, na formação anual da Riedulab, relativamente ao desenho de projetos de autonomia e flexibilidade curricular,  o Curso de Técnico de Gestão identificou a necessidade de desenvolver um projeto integrador das competências estruturantes do perfil dos alunos que escolhem este curso, privilegiando a sua ação na turma iniciante. 

Nesse momento formativo, os professores de Português, Matemática, Área de Integração,  Economia e Gestão, construíram uma estratégia de integração das competências nucleares do curso no desenvolvimento de trabalho de projeto. Pretendia-se trabalhar a Comunicação, a Autonomia, o Espírito Crítico, a Criatividade e a Resolução de Problemas.

Posteriormente, na habitual pesquisa de projetos e parceiros na plataforma etwinning, identificámos uma proposta de parceria, liderada por uma escola alemã, que tinha como objetivo trabalhar as competências específicas da área da Gestão e do Empreendedorismo, indo ao encontro do que antes tínhamos delineado e dando uma projeção mais integradora, transversal e internacional aos nossos objetivos,  

Os professores de Português, Inglês, Ai e Gestão juntaram-se ao projeto ” Young Entrepreneurs” e, em verdadeiro espírito colaborativo e de trabalho interdisciplinar, guiaram os alunos nesta descoberta dos processos, meios e recursos, inerentes ao trabalho nesta área vocacional ao longo de todo o ano letivo, mesmo em período de confinamento. 

Organizados em mini-equipas, que conduziram à criação de mini-empresas, os alunos aprenderam a comunicar em contexto profissional em suportes digitais apelativos e inovadores, os seus produtos da mais diversa natureza. 

Participaram em vídeo conferências na plataforma zoom e no chat do eTwinning,  com os colegas das outras escolas, usando a língua inglesa, situando as aprendizagens em contexto. Aprenderam a gerir prazos e responsabilidades, a avaliar o seu trabalho pela constante perceção do trabalho realizado em cada etapa pelos outros parceiros,  bem como aceitar o escrutínio de colegas e professores com outros contextos. Nesta medida, destaco a campanha de marketing da mini empresa portuguesa ” Our Wine” considerada por todos, em votação aberta, como a melhor de todo o projeto.

A dimensão internacional do projeto e o brio pela defesa do seu trabalho, quer da mini-empresa, quer da equipa portuguesa, reforçou a identidade do grupo e a sua relação com a escola e o curso.

Como é habitual, após o término dos projetos, há a possibilidade de candidatar os melhores a selo nacional de qualidade, atribuído pela Agência Nacional do eTwinning, para validar o trabalho desenvolvido, quer pelos alunos, quer pelos professores.

E o projeto ” Young entrepreneurs” está certamente entre os melhores, seja pelo empenho da equipa nacional, pela participação de todos os parceiros,  seja pela liderança do Coordenador alemão.