OLIMPÍADAS NACIONAIS DE INFORMÁTICA: INETE GARANTE QUALIFICAÇÃO

O aluno Rodrigo Russo do Curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos garantiu a qualificação para a fase final das Olimpíadas Nacionais de Informática. As ONI representam um concurso de programação destinado a alunos do Secundário, onde os participantes têm que recorrer às linguagens de programação permitidas para resolver os problemas propostos [C, C++, Pascal, Java ou Python.]

O principal objectivo das ONI é seleccionar e preparar os concorrentes portugueses que irão participar nas Olimpíadas Internacionais (presentemente são 4 os alunos do secundário que irão ter esse previlégio de representar o país), promovendo o gosto pela programação e pelas tecnologias da informação, constituindo um ponto de encontro de âmbito nacional para professores e alunos interessados nestes temas.

Os problemas propostos são descrições de tarefas que podem ser automatizadas. Geralmente cobrem um vasto leque de áreas de aplicação, sendo sempre fornecido um exemplo de input e o respectivo output correcto. Os problemas são feitos de modo a que a sua compreensão não seja a dificuldade encontrada, mas antes o algoritmo a utilizar. Muitos deles procuram simular o tipo de problemas que poderão ocorrer em situações reais numa empresa. Os problemas variam em grau de dificuldade, desde os simples aos que podem constituir um autêntico desafio.

Os melhores classificados terão a oportunidade de representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática, que serão este ano realizadas remotamente de 19 a 25 de Junho, numa organização com sede em Singapura.