INETE CONCORRE À FINAL DO PRÉMIO FAQTOS COM 4 PROJETOS

O INETE está a participar no Prémio FAQtos, um concurso  a nível nacional ao qual podem concorrer todos os alunos do Ensino Secundário, de todas as áreas e cursos, independentemente da natureza da escola.

O objetivo fundamental do Prémio  FAQtos é o de promover um concurso a nível nacional, orientado para os alunos do Ensino Secundário, que contribua para a formação de uma consciência coletiva em matéria de campos eletromagnéticos oriundos de fontes de telecomunicações (banda das radiofrequências), e do seu impacto na sociedade, bem como potenciais efeitos na saúde e ambiente.

Os participantes devem abordar livremente o tema “Aplicações das Radiofrequências” tendo em vista a criação de um projeto ao longo do ano letivo, de acordo com as linhas orientadoras definidas pela equipa responsável pelo concurso.

Presença assídua no concurso, o INETE conta desde a sua primeira participação com três Primeiros Lugares [2015, 2016 e 2019], um Segundo Lugar [2019], um Terceiro Lugar [2017] e uma Menção Honrosa [2014].

Para o Professor e Coordenador Técnico do Curso de Eletrónica, Automação e Comando, Engenheiro Luis Pires, a participação no concurso é um forte impulsionador para os bons resultados dos alunos. “O Prémio FAQTOS é uma iniciativa que tem possibilitado aos estudantes e as escolas desenvolver projetos durante todo o ano letivo, promovendo a criatividade, pensamento “fora da caixa” e ligar a necessidade de que temos atualmente de estar “always on” (utilizando as radiofrequências). Para nós INETE e para mim como Professor e Coordenador, tem sido a possibilidade de desenvolver projetos com cariz social grande, sendo praticamente impossível noutro concurso Nacionais. A ligação que os projetos a desenvolver têm de ter as radiofrequências, para além de permitir conhecer a área, permite desenvolver soluções/projetos que motivam rapidamente os alunos. Desde 2014, que o Prémio FAQTOS, já faz parte das atividades em cada ano letivo, querendo todos os alunos do curso nele participar.”, conclui.

Este ano lectivo, o INETE leva a concurso 4 Projetos para disputar um lugar no pódio. Os 10 projetos finalistas do Prémio FAQtos serão apresentados numa Cerimónia de entrega de prémios, onde o júri valorizará aspetos como a qualidade do vídeo do projeto, a qualidade do relatório final, a originalidade e inovação, a capacidade crítica e de análise e o envolvimento com a escola, bem como com outras entidades.