A Teoria da Mudança
A criação das escolas profissionais em 1989 constituiu uma mudança de paradigma, visando dar resposta à formação de técnicos intermédios, tendo como modelo a organização modular do currículo e o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais. Quase trinta anos depois, o INETE, como 1ª escola profissional de Lisboa, quer manter-se na vanguarda, ser protagonista da sua própria mudança.
Este processo de mudança, iniciado em julho de 2017, pretende dar resposta a algumas questões: Porque queremos mudar a nossa escola? Que alunos pretendemos formar? Que tipo de sociedade queremos desenvolver? Como será a sociedade daqui a 10 anos? Que profissionais serão necessários daqui a 5 anos? Que escola queremos ser daqui a cinco anos? Iniciámos o processo pela resposta às questões anteriores, um processo de reflexão e partilha com o apoio da equipa do Reimagine Lab e, simultaneamente, com a nossa participação no Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC) do Ministério da Educação.
A nossa matriz profissional impele-nos a estar constantemente atentos à evolução da sociedade e ao mercado de trabalho, assim como a uma recorrente atualização de perfis profissionais e dos conhecimentos técnicos e científicos. Desafiamo-nos a sonhar e construir uma escola adaptada aos novos tempos e novas formas de aprender e ensinar, com ênfase na formação integral dos alunos, procedendo a um reequilíbrio das competências a desenvolver, colocando a pessoa no centro do processo educativo. O aluno tem um papel ativo na construção do seu projeto de vida pessoal e profissional e uma participação responsável e empenhada enquanto cidadão.
Esta redefinição da Missão foi ratificada pelos empresários, famílias e representantes dos alunos presentes no Conselho Consultivo da Escola que reiteram também a necessidade de manter a qualidade da formação, com uma estreita ligação ao setor empresarial e uma enorme atenção às mudanças da sociedade em geral.
De que estás à espera?
Faz de ti um Profissional!