Projeto Autonomia e Flexibilidade Curricular – DACS

Projeto Autonomia e Flexibilidade Curricular – DACS

A implementação dos Domínios de Articulação Curricular ( DAC) no INETE procedeu de uma reflexão dos docentes da escola em torno do perfil do aluno do INETE e das competências específicas de cada curso. Em reunião de curso, definiu-se um projeto por curso,de duração anual, o qual integra o contributo de diferentes disciplinas para a construção de um produto. Posteriormente, a dinâmica formativa desenvolvida pelo Professor Catalão Xavier Aragay, permitiu uma maior apropriação das ferramentas e modelos associados a esta pedagogia ativa e interdisciplinar.

Na organização dos horários escolares, definiu-se um tempo comum, 2ªs e 5ªs feiras, das 8h30 às 10h30, para o trabalho de projeto. Os trabalhos decorrem em espaços diversos, nomeadamente, laboratórios, oficinas, salas de informática, a Biblioteca, sob a supervisão de uma equipa multidisciplinar das três componentes: socio-cultural, científica e técnica.

O projeto prevê a realização intercalares para avaliação do processo e planeamento dos momentos seguintes em função dos resultados e diligências feitos com a comunidade exterior à escola.

Os produtos finais contemplam a construção de maquetes, materiais didáticos, sites; a produção de uma revista; a dinamização de eventos, exposições, visitas de estudo, jogos e desafios.

Na opinião dos alunos “ é uma ideia original”, “ uma boa forma” de nos conhecermos e aprendermos a trabalhar com os outros”, bem como “ uma forma de ajudar o país”. 

De que estás à espera?

Faz de ti um Profissional!