O Projeto Justiça para Tod@s no INETE

O Projeto Justiça para Tod@s no INETE

É um Projeto de promoção dos valores democráticos colocando a Educação para a Justiça e o Direito (em especial os Direitos Humanos, direitos das minorias e não discriminação) como ferramenta cívica fundamental num Estado-de-Direito. É desenvolvido através de ações de sensibilização, divulgação, workshops e jogos de simulação de um caso em Tribunal, dirigidas a jovens, entre os 12 e os 25 anos.Tem também como objetivo aproximar os alunos das instituições e dos agentes judiciários. 

No INETE, escolhemos um caso relativo ao tráfico de seres humanos, implementando o projeto na turma de 12.º TG. Todos alunos estão a trabalhar o caso nas disciplinas de Direito, AI e PT, sendo que 14 deles irão encenar o julgamento em tribunal perante um Juíz.

Os alunos estão muito envolvidos e motivados, inicialmente viram a iniciativa como uma competição entre eles, mas neste momento já estão a trabalhar de forma  cooperativa para se montar a melhor história e desenvolverem os procedimentos aproximados à realidade. A experiência de barra de tribunal da professora de Direito, que assume o papel de advogada tutora, tem sido fundamental. Para além das questões e argumentos, os alunos enquadram legalmente o caso e obedecem aos trâmites burocráticos e administrativos necessários. Depois da simulação em tribunal irão realizar um trabalho escrito sobre a temática “Tráfico de Seres Humanos”, onde farão também a sua reflexão sobre esta experiência.

De que estás à espera?

Faz de ti um Profissional!