Parceria Ensino Superior / Ensino profissional

Parceria Ensino Superior / Ensino profissional

Os alunos participam no desenvolvimento de novos produtos e processos de produção industrial, o que lhes confere conhecimentos mais profundos e motivação para o prosseguimento de estudos.

A maior parte das inovações tecnológicas desenvolvidas surgem nos laboratórios das universidades. Este Know-how é mais facilmente transmitido se os alunos participarem nos projetos desde a fase da sua conceção. Os alunos apreendem o funcionamento das universidades e do universo da investigação.

A aluna Mafalda Sousa irá desenvolver um projeto acompanhada pelo Prof. Luís Figueiredo, responsável pelo projeto: Spin-off Magickey,  que dará apoio e orientação na componente de controlo e programação de hardware. 

A ideia original é da aluna, que acredita que estagiar na Magickey lhe permitirá evoluir, tanto a nível profissional como pessoal. Outra das razões que a motivam é a ideia de desenvolver um produto que possa ajudar a melhorar a vida das pessoas com mobilidade reduzida, tornando-as mais autónomas.

A ideia surgiu quando uma amiga da mãe da aluna, que anda numa cadeira de rodas elétrica, se queixava de como era difícil sair de casa em dias de chuva, isto porque, de todas as vezes que o fazia, chegava a casa molhada por ser difícil conduzir a cadeira e ao mesmo tempo ter que segurar um chapéu-de-chuva. Assim, pensou desenvolver um género de capota que pudesse ser ativada, através de um sistema eletrónico, sempre que o seu utilizador precisasse de se abrigar da chuva e que, por exemplo, no verão pudesse ser desmontado. O principal objetivo é desenvolver um produto que faça a diferença.

Os alunos Diogo Caixeiro e Ricardo Paredes irão participar no projeto Personal Electric Foldable Vehicle (transporte urbano pessoal, seguro, transportável numa mala ou mochila, resistente, leve, fácil de utilizar, facilmente recarregável, interface com smartphone por exemplo para localizar o veículo ou medir o nível de carregamento da sua bateria).

Os alunos vão dar apoio nas áreas do design, modelação digital tridimensional, engenharia mecânica, materiais e ferramentas, maquinaria e sistemas CAD/CAM, acompanhados pelo Doutor Miguel Lourenço. Os alunos vão iniciar este projecto desde o início, um grande desafio que irá aumentar o nível de motivação.

Estas parcerias servem para contribuir para uma melhor formação dos estudantes que pretendem ingressar na universidade e incutem nos jovens a vontade de, futuramente, levarem a cultura de valorização da pesquisa para as empresas. 

Esta parceria vai reforçar a colaboração na investigação, desenvolvimento e cooperação científica que poderá vir a estabelecer-se entre as duas instituições com o objetivo de realizar, conjuntamente, atividades de natureza académica, científica, técnica, pedagógica e cultural, em áreas de interesse comum.

De que estás à espera?

Faz de ti um Profissional!