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O Concurso "Diz-me tu!" é um desafio que, através da comunidade escolar do ensino secundário e universitário, o Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública lança aos jovens para contribuírem na criação de conteúdos direccionados para a prevenção. Nesta primeira edição, a temática versa sobre comportamentos de risco na noite.

O que se pretende, é que através da elaboração de uma cartaz ou de um vídeo apelativo e criativo, se difunda uma mensagem com elevado potencial em matéria de conselhos de segurança e de prevenção, e que ao mesmo tempo sensibilize os jovens que frequentam a noite para os comportamentos de risco.

 

Ver cartaz da iniciativa e Regulamento do concurso.

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No âmbito da disciplina de Língua Portuguesa, a  turma de CEF OEC  de senvolveu um Projeto de teatro com a  Prof. Cristina Basílio. Ao longo das aulas do primeiro período, a turma  estudou o Teatro de Gil Vicente, tendo emcenado o Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente. A apresentação decorreu no Auditório noúltimo dia de aulas.

 

A Disciplina de Cidadania e Desenvolvimento insere-se na reforma curricular do Ministério da Educação que visa uma maior preparação dos alunos do século XXI nas suas competências transversais. Assim, trimestralmente, as turmas desenvolvem projetos interdisciplinares no âmbito de um tema que é comum.

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Este ano, o INETE participa em três projetos KA2 – parcerias estratégicas com diferentes parceiros e diferentes temáticas. Partindo de uma preocupação da Comissão europeia relativamente ao aumento da violência entre os jovens, vários parceiros apresentaram candidatura para trabalhar estas questões e disponibilizar meios e recursos para que outros agentes possam intervir mais eficazmente junto dos jovens em situações de risco.

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A Disciplina de Cdadania e Desenvolvimento insere-se na reforma curricular do Ministério da Educação que visa uma maior preparação dos alunos do século XXI nas suas competências transversais. Assim, trimestralmente, as turmas desenvolvem projetos interdisciplinares no âmbito de um tema que é comum.

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Na semana de 5 a 9 de Novembro celebrou-se a European Vocational Skills Week. O INETE promoveu um encontro sobre experiências de internacionalização no dia 07/11 tendo convidado a Dra Elizabete Lourenço para falar sobre a importância dos Projetos Internacionais para as instituições educativas. Os diversos participantes das mobilidades Erasmus+  partilharam as boas práticas desenvolvidas nos intercâmbios, salientando  o impacto das mobilidades no percurso pessoal e profissional.

 

 

O INETE  submeteu cinco projetos que serão desenvolvidos pelos alunos do curso de Técnico de Eletrónica Automação e Comando no concurso FAQtos. Foram selecionados cinco projetos: 

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No âmbito das disciplinas de Economia e Direito, as turmas de TG17 e TC18 visitaram a Assembleia da República e os jardins da Residência Oficial do Primeiro Ministro. Os alunos puderam acompanhar a discussão do Orçamento de Estado nas Galerias da Sala do Senado, podendo observar o protocolo e as interações entre as bancadas parlamentares e os intervenientes na discussão do OE.

A visita permitiu-lhes ainda ter uma perceção mais próxima dos orgãos de soberanis, bem como reconhecer a importância do funcionamento da Assembleia num regime democrático.

 

A 21 de Novembro, a turma de TM18 visitou a Central Termoelétrica do Carregado, com  vista à apropriação dos desafios que se colocam a um técnico da sua área de formação. Os alunos foram recebidos nas instalações e puderam efetuar uma visita aos diferentes sectores em laboração.

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O INETE participou no primeiro encontro do projeto Erasmus+ KA2 Robopreneur que envolveu alunos de Portugal, Espanha, Itália e Polónia. O encontro levou até Girona alunos de TEAC 16 e 17 e os professores Susana Machado e Luís Pires.

Durante uma semana, o grupo pôde participar em diversas atividades,  quer na escola de acolhimento, a Escola Bell-Iloc,  quer em visitas a monumentos, localmente ou em Barcelona.

No regresso, o balanço é muito positivo e aguarda-se o desenvolvimento de futuros encontros e um maior aprofundamento das competências que estão na base deste projeto.