cursos

Formações Modulares/Pós-Laborais

O INETE – Instituto de Educação Técnica vai desenvolver no ano de 2011, no âmbito da modalidade Formações Modulares, cursos nas seguintes áreas:

  • 322. Biblioteconomia, Arquivo e Documentação
  • 344. Contabilidade e Fiscalidade
  • 345. Gestão e Administração
  • 481. Ciências Informáticas
  • 522. Electricidade e Energia
  • 523. Electrónica e Automação
  • 725. Tecnologias de Diagnóstico e terapêutica
Consulte o plano de formação de Abril a Julho 2011 AQUI.

São formações capitalizáveis para a obtenção de uma ou mais qualificações constantes do Catálogo Nacional de Qualificações e permitem a criação de percursos flexíveis de duração variada.

Dão a possibilidade aos adultos de adquirir mais competências no sentido de obter mais habilitações escolares e qualificações profissionais, com vista a uma (re) inserção ou progressão no mercado de trabalho.

As formações modulares, integradas em percursos de nível secundário e nível 3 de formação, destinam-se apenas a adultos com habilitação escolar igual ou superior ao 9º ano de escolaridade.

Para quem ?

Adultos com idade igual ou superior a 18 anos, sem a qualificação adequada para efeitos de inserção ou progressão no mercado de trabalho e, prioritariamente, sem a conclusão do ensino secundário.

Formandos com menos de 18 anos, desde que comprovadamente inseridos no mercado de trabalho ou em centros educativos.

Qual a certificação ?

Sempre que um adulto conclua com aproveitamento uma formação modular, é-lhe emitido um certificado de qualificações que discrimina todas as unidades de competência ou de formação de curta duração concluídas com aproveitamento.

Se a formação modular permitir a obtenção de uma qualificação do Catálogo Nacional de Qualificações, deve dirigir-se a um Centro Novas Oportunidades (inserido numa das seguintes entidades promotoras: estabelecimentos de ensino público ou privado ou cooperativo com autonomia pedagógica, incluindo as escolas profissionais, ou centros de formação profissional de gestão directa ou participada) para proceder à validação final do seu percurso de formação perante uma comissão técnica que emite um parecer com vista à obtenção do certificado final de qualificação e do diploma.

Prosseguimento de estudos

Os adultos com mais de 23 anos podem aceder ao ensino superior nos termos do Decreto-Lei nº 64/2006, de 21 de Março, estando o acesso condicionado à realização de provas específicas para o efeito, definidas pelos estabelecimentos de ensino superior.

Condições de Acesso

Maiores de 18 anos, tendo como habilitação mínima o 9º ano de escolaridade ou equivalente.

Podem ser admitidos formandos com qualquer habilitação superior aos 9 anos de escolaridade, havendo contudo o limite de 2 formandos com a habilitação de nível superior, por acção.

Condições de Frequência/ Certificação

Frequência gratuita.

Subsídio de Refeição, no valor da Função Pública, nos dias de formação com um mínimo de 2h assistidas.

A certificação de cada UFCD depende da frequência de 90% da carga horária total dessa UFCD.

Horário

18h30 às 23h00, com pausa para jantar das 20h30 às 21h00

Informações/ Inscrições

Secretaria do INETE:
Telefones: 21 311 0991 – 21 311 0992
Horário de Funcionamento: 9h30 às 19h00
Travessa Escola Araújo, 15
1169-148 Lisboa
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

1 Estudo do Cliente
2 Folha de Cálculo e Criação de Páginas Web
3 Técnicas de Vendas
4 Fibras Ópticas
5 Projecto de Sistemas Solares Fotovoltaicos
6 Fiscalidade - IRS
7 Criação de Pequenos Negócios